AÇÃO DO ÁCIDO ROSMARÍNICO SOBRE A ATIVIDADE E EXPRESSÃO DA CD39 EM CÉLULAS SK-MEL-28
Resumo
O melanoma cutâneo é um câncer de pele agressivo, com alta taxa de mortalidade e capacidade metastática. O ácido rosmarínico (AR), um polifenol encontrado em plantas como o alecrim, tem mostrado potencial antitumoral e anti-inflamatório. Este estudo avaliou o efeito do AR na sinalização purinérgica, focando nas enzimas CD39 e CD73 em células de melanoma SK-MEL-28. Os resultados mostraram que o AR induz apoptose e modula negativamente a expressão dessas enzimas, sugerindo seu potencial como agente terapêutico no controle do melanoma, oferecendo novas perspectivas para futuras pesquisas e tratamentos.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).