PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM INDÍGENAS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE NO SUL DO BRASIL
Resumo
Os objetivos do presente estudo consistem em descrever os aspectos sociodemográficos, clínicos e epidemiológicos da população indígena, estimar a prevalência de doenças cardiovasculares (Doença Arterial Coronariana e Infarto Agudo do Miocárdio prévio) e analisar sua distribuição de acordo com o perfil sociodemográfico, clínico e epidemiológico da amostra. Trata-se de um estudo do tipo coorte retrospectiva, envolvendo indígenas com mais de 20 anos de idade atendidos no Ambulatório Indígena da UFFS/HSVP de Passo Fundo/RS no período de abril de 2017 a outubro de 2022. Coletaram-se, a partir da consulta em prontuários eletrônicos, dados como perfil sociodemográfico, queixa principal, comorbidades clínicas, hábitos de vida e história patológica pregressa da amostra.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).