Resposta competitiva entre cultivares de feijoeiro com capim-amargoso
Resumo
Estudos que explorem a interação competitiva do feijoeiro com as plantas daninhas são importantes para adotar manejos mais eficientes nas lavouras e com isso reduzir o custo de produção. Diante disso, objetivou-se com o trabalho avaliar a habilidade competitiva de diferentes cultivares de feijoeiro na presença de capim-amargoso, em diferentes proporções de plantas nas associações. Os experimentos foram instalados em casa de vegetação, no delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram arranjados em proporções de plantas de feijoeiro e de capim-amargoso: 100:0, 75:25, 50:50, 25:75 e 0:100 correspondente a 20:0, 15:5, 10:10, 5:15 e 0:20 plantas vaso-1. A análise da competitividade foi efetuada por meio dos índices de competitividade relativa. Aos 50 dias após a emergência das espécies efetuou-se a aferição da área foliar e determinou-se a massa seca da parte aérea das plantas. As cultivares de feijoeiro testadas (BRS Esteio, IPR Uirapuru, IPR Urutau, BRS Estilo, IAC 1850 e IPR Tangará) apresentaram similaridade quanto à habilidade competitiva quando associadas com o capim-amargoso. O feijoeiro apresentou maior crescimento relativo do que a planta daninha quando em associação. De modo geral, ocorreu basicamente competição pelos mesmos recursos do meio entre o feijoeiro com a planta daninha.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).