HABILIDADE COMPETITIVA DE MARIA-PRETINHA INFESTANTE DA CULTURA DA SOJA
Resumo
A espécie Solanum americanum é uma planta daninha importante infestante de muitas culturas produtoras de grãos, caracterizada pela alta produção de frutos e sementes. Para um manejo eficiente de plantas daninhas é fundamental o conhecimento do comportamento competitivo da espécie, qual o nível de tolerância aos herbicidas e quais as estratégias possíveis de serem adotadas em combinações para resultar em maior eficiência. Diante disso, o objetivo deste estudo foi determinar a habilidade competitiva de S. americanum na cultura da soja. Para isso, foi desenvolvido um experimento em casa de vegetação simulando-se situações de campo. No trabalho testou-se a habilidade competitiva da cultura da soja em competição com diferentes densidades de maria-pretinha. A habilidade competitiva das cultivares de soja com maria-pretinha são similares, resultando em perdas de massa seca das raízes e da parte aérea, para as cultivares BMX Ícone IPRO e DM 5958 RR. Com o aumento da densidade de plantas de maria-pretinha ocorreu competição intraespecífica da própria planta daninha, além de uma maior competição com a soja, dificultando o crescimento tanto da parte radicial quando aérea. A maria-pretinha apresenta elevado potencial de competição ao infestar a cultura da soja.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).