PROGRESSO DE GIBERELA E RENDIMENTO DE TRIGO FRENTE AO USO COMBINADO DE FUNGICIDAS SISTÊMICOS E BIOLÓGICO CEREVISANE
Resumo
Diversas são as doenças que incidem sobre o trigo. A giberela (Gibberella zeae - teleomorfo; Fusarium graminearum - anamorfo), afeta as espigas da planta, sendo de difícil controle e fortemente influenciada pelas condições ambientais. O uso de fungicidas é essencial para o manejo da doença. Teve-se como objetivo avaliar a combinação entre fungicidas sistêmicos e microbiológico (Cerevisane), no controle da giberela em espigas de trigo, bem como seu impacto no rendimento da cultura. O experimento foi conduzido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, em delineamento de blocos casualizados com 4 repetições e 7 tratamentos. O patógeno foi inoculado em grãos esterilizados e, após colonização e desidratação, os grãos foram distribuídos na área experimental, seguindo o protocolo “viveiro de giberela”. Os tratamentos fungicidas incluíram diversas combinações, incluindo um biocontrolador à base de Cerevisane. As aplicações foram feitas a partir do início do florescimento e repetidas a cada 12 dias. Embora a combinação de bixafem + protioconazol + trifloxistrobina + Cerevisane tenha reduzido a severidade da giberela, não houve aumento no peso de mil grãos ou no peso hectolitro. A alta severidade da doença destacou a dificuldade de controle em condições favoráveis ao patógeno.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).