FUNGICIDAS MICROBIOLÓGICOS COMBINADOS A SISTÊMICOS PARA CONTROLE DE MANCHA DE ALTERNÁRIA EM CANOLA
Resumo
A mancha de Alternaria é uma das principais doenças da cultura da canola. É limitado o número de fungicidas registrados para o controle de doenças da canola no Brasil. Em vista disso o uso do controle biológico de fitopatógenos por microorganismos, surge como uma possível opção para o aumento dos métodos de controle. Objetivou-se com o presente trabalho, avaliar programas de aplicação de fungicidas químicos sistêmicos e biológicos frente ao controle da doença em questão, e seus efeitos na produtividade da cultura. O experimento foi conduzido na área experimental de fitopatologia da UFFS-Campus Erechim no ano de 2023, onde utilizou-se o delineamento DBC com 6 tratamentos com 4 repeticões cada. No decorrer do desenvolvimento da cultura foram feitas avaliações de incidência da doença e após a colheita a quantificação dos componentes de rendimento. Devido a fatores climáticos não foi possível identificar a doença no experimento, impedindo assim de avaliarmos os efeitos dos fungicidas sobre o controle da doença. Percebeu-se diferença estatística sobre a variável produtividade de grãos quando fez-se o uso combinado dos fungicidas químicos com biológicos, evidenciando assim uma possível ferramenta para o manejo da cultura visando o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).