EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTITUMORAL DO MURICI (Byrsonima crassifolia)
Resumo
A floresta amazônica, reconhecida por sua vasta biodiversidade, contém diversas plantas terapêuticas e alimentares, muitas ainda com princípios ativos desconhecidos (Anunciação et al., 2019). O estudo investigou a extração e análise de compostos fenólicos do murici (Byrsonima crassifólia) usando ultrassom. O objetivo foi quantificar compostos bioativos e avaliar sua atividade antioxidante. Foram testadas diferentes condições de temperatura, razão sólido-líquido e concentrações de etanol. A quantificação dos compostos fenólicos totais (CFT) e a atividade antioxidante total (AAT) foi realizada pelo método Folin-Ciocalteu e DPPH respectivamente.
Os melhores resultados foram obtidos com temperatura de 80ºC, concentração de etanol a 60% e razão sólido-líquido de 25 g/mL. Nessas condições, o rendimento foi de 40,50 ± 0,06 mgAGE/g em compostos fenólicos e a atividade antioxidante foi de 255,76 ± 2,83 µmol TE/g. Além disso não apresentaram citotoxicidade para células saudáveis.
A importância dos compostos bioativos do murici destacam-se devido as suas propriedades antioxidantes e promissores benefícios a saúde. A extração assistida por ultrassom provou-se eficiente com extratos mostrando alta atividade antioxidante. Em última análise o murici apresenta potencial significativo para aplicações nas indústrias alimentícias e farmacêuticas.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).