MODELOS DIDÁTICOS DE FÍSICA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

  • Vitor Augusto Costa e Souza UFFS
  • Vivian Machado de Menezes
  • Andresa Freitas
  • Yasmine Miguel Serafini Micheletto
Palavras-chave: Física; modelos didáticos; materiais acessíveis; ensino-aprendizagem.

Resumo

O grupo de pesquisa Fisicalha tem como objetivo desenvolver modelos de baixo custo que contribuam para o ensino dos alunos, tanto das universidades quanto das escolas. Esses modelos são interdisciplinares, com foco em física e matemática. O trabalho apresenta os principais feitos do grupo durante o ano de bolsa, no qual diversas atividades foram desenvolvidas.

O modelo de óptica geométrica teve como objetivo estudar os raios e a formação das imagens, uma vez que é um conteúdo complicado para alunos e professores. O aparato foi construído com materiais de baixo custo, utilizando vidraria de laboratório e látex. Os resultados obtidos foram submetidos em forma de artigo científico. De modo semelhante, o modelo de área superficial apresentou dois materiais: uma cama de pregos e um modelo didático do teorema de Pitágoras. Além de serem submetidos para um artigo científico, esses modelos foram apresentados em oficinas promovidas pela universidade.

O Arduino foi utilizado para a criação de um equipamento para o estudo da cinemática, com o intuito de ter um custo inferior ao disponível no mercado. Também foi oferecida uma oficina para os alunos da escola estadual, onde foram demonstrados alguns sensores do Arduino e seu funcionamento.

Publicado
11-09-2024
Seção
Engenharias - Campus Laranjeiras do Sul