A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA CIÊNCIA – DIVULGAR PARA CONHECER II

  • Lisieh Corrêa Miranda Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Luiza Zimmermann Peruzzi Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
Palavras-chave: Divulgação científica, Ensino e aprendizagem, TIC, mulheres cientistas

Resumo

O presente texto fundamenta-se na necessidade de dar maior visibilidade para o trabalho de Mulheres na Ciência por meio de recursos didáticos, como jogos físicos e/ou digitais, para proporcionar uma abordagem inovadora e interativa ao reconhecer e destacar as conquistas femininas no campo científico, contribuindo para uma educação mais inclusiva e representativa. Para alcançar esse objetivo, a presente pesquisa está estruturada em duas etapas principais. Na primeira etapa, foi realizado um estudo de Revisão Bibliográfica, com o intuito de mapear e identificar jogos didáticos, físicos ou digitais sobre mulheres na Ciência, disponíveis na plataforma educacional EduCapes. A análise desses trabalhos revelou a falta de visibilidade das importantes contribuições de mulheres cientistas em diversas áreas do conhecimento, especialmente nos livros didáticos utilizados em sala de aula. Na segunda etapa, a pesquisa concentrou-se na criação e divulgação da representatividade feminina na Ciência por meio do desenvolvimento de jogos digitais através da plataforma Genially. Esses jogos digitais foram elaborados para servir como recursos didáticos-pedagógicos para incentivar os estudantes a pesquisa e ao conhecimento de forma interativa e representativa.

Publicado
06-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo