A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA CIÊNCIA – DIVULGAR PARA CONHECER II
Resumo
O presente texto fundamenta-se na necessidade de dar maior visibilidade para o trabalho de Mulheres na Ciência por meio de recursos didáticos, como jogos físicos e/ou digitais, para proporcionar uma abordagem inovadora e interativa ao reconhecer e destacar as conquistas femininas no campo científico, contribuindo para uma educação mais inclusiva e representativa. Para alcançar esse objetivo, a presente pesquisa está estruturada em duas etapas principais. Na primeira etapa, foi realizado um estudo de Revisão Bibliográfica, com o intuito de mapear e identificar jogos didáticos, físicos ou digitais sobre mulheres na Ciência, disponíveis na plataforma educacional EduCapes. A análise desses trabalhos revelou a falta de visibilidade das importantes contribuições de mulheres cientistas em diversas áreas do conhecimento, especialmente nos livros didáticos utilizados em sala de aula. Na segunda etapa, a pesquisa concentrou-se na criação e divulgação da representatividade feminina na Ciência por meio do desenvolvimento de jogos digitais através da plataforma Genially. Esses jogos digitais foram elaborados para servir como recursos didáticos-pedagógicos para incentivar os estudantes a pesquisa e ao conhecimento de forma interativa e representativa.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).