MODELOS DE GESTÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SANTA CATARINA
Resumo
A melhoria da gestão (ou governança) do Sistema de Atenção à Saúde (SAS) é apontada pela literatura de políticas de saúde e de economia da saúde, como um dos principais instrumentos para superar os atuais desafios do setor: a entrega de melhores resultados de saúde para a população. Em âmbito da descentralização dos serviços do SUS, são os municípios coordenam o SAS Municipal (SAS-M), atuando tanto como prestador de serviço, como regulador local (respeitando o papel macro do Ministério da Saúde). O objetivo d apesquisa foi analisar os modelos de gestão em saúde utilizados pelos municípios catarinenses na gestão dos sistemas municipais de saúde. Trata-se de pesquisa quantitativa e aplicada, do tipo descritiva e explicativa, que lança mão do método survey. A coleta de dados deu-se por meio de questionário estruturado, elaborado com base na literatura de modelos de saúde e de gestão da APS. Os questionários foram elaborados na plataforma Google Forms, e foram enviados para todas as secretarias municipais de saúde do estado de Santa Catarina.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).