CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA CONSULTA DE ENFERMAGEM AO USUÁRIO COM SÍNDROME PÓS-COVID, NA REDE DE ATENÇÃO DA CIDADE DE CHAPECÓ - SC.

  • Agatha Carina Leite Galvan
  • Letícia Jesus Soresina
  • Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt
Palavras-chave: Estudo de Validação, Síndrome Pós-COVID-19 Aguda, Atenção à Saúde, Tecnologia Educativa

Resumo

Este texto aborda a necessidade de cuidados para pacientes com condições pós-COVID-19, destacando a importância de capacitar profissionais de saúde nessa área. Ele descreve um estudo em andamento que visa validar uma Tecnologia Educativa, um manual, desenvolvido para orientar profissionais de saúde no manejo desses pacientes. A metodologia envolve a coleta de opiniões de especialistas por meio de questionários online, com foco na objetividade, clareza da linguagem e relevância do conteúdo. Os resultados parciais indicam que o manual educativo foi elaborado com linguagem clara e objetiva, incluindo imagens para ilustrar o tema. O manual abrange 25 condições pós-COVID-19 separadas por sistemas corporais e seus respectivos manejos. O processo de validação envolveu profissionais de diferentes áreas, que sugeriram algumas alterações, principalmente relacionadas à linguagem e ao tamanho do texto. A conclusão ressalta a importância da validação para criar uma versão universal do manual, capaz de atender às necessidades dos profissionais de saúde na atenção às condições pós-COVID-19. A análise do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) é destacada como uma ferramenta para garantir a qualidade do material, adaptando-o às realidades locais. Portanto, este estudo visa melhorar o manejo de pacientes com condições pós-COVID-19, fornecendo recursos educativos validados para os profissionais de saúde.

Publicado
26-09-2023