CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISAS NACIONAL SOBRE TRABALHO DOCENTE E INOVAÇÃO
Resumo
Este trabalho objetiva caracterizar a pesquisa sobre Trabalho Docente e Inovação encontrada em dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na região Sul do Brasil (RS, SC e PR). Classificamos essa pesquisa como sendo de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico. As fontes de informação foram documentos, ou seja, as próprias Dissertações e Teses defendidas nos PPGE nos últimos 5 anos. A organização, tratamento e análise das informações coletadas seguiu as orientações da análise de conteúdo. Como principais resultados, destacamos a realização um inventário sólido de estudos e de dados sobre as pesquisas desenvolvidas com foco no trabalho docente, ampliando e consolidando nosso referencial teórico. A pesquisa também permitiu caracterizar as práticas inovadoras que perpassam o processo de organização e desenvolvimento do Trabalho Docente.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).