ECOLOGIA DOS CABOCLOS NO ANTROPOCENO
Resumo
Em meio a um projeto de desenvolvimento, durante a ditadura militar, houve uma expansão da liberação da utilização dos agrotóxicos, através desse processo de liberação passaram a ocorrer diversas denúncias tratando do mau uso dessas substâncias. Portanto, o objetivo central do presente estudo visa o entendimento, por meio da teoria da História Ambiental, de fatores que possivelmente influenciaram o Oeste Catarinense em direção ao Antropoceno, sendo que o entendimento de como os agrotóxicos passaram a serem vistos enquanto arma química é essencial para a compreensão do processo de expansão territorial das agroindústrias. Para tal, foram utilizadas como fontes documentos advindos do Instituto Socioambiental (ISA). Buscando-se entender como a influência da liberação dos agrotóxicos no Brasil, junto da revolução verde e o consequente desenvolvimento de agroindústrias, afetaram o meio ambiente, as populações tradicionais e a forma de perceber a natureza.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).