MEMÓRIA E NARRATIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO SUDOESTE DO PARANÁ (1940-1990)
O CASO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE FRONTEIRA
Palavras-chave:
Formação de professores; prática docente; memórias; Educação Básica; história da educação.Resumo
A pesquisa, a partir das narrativas, foi realizada com professores e ex-professores que rememoraram sua trajetória de formação e sua constituição enquanto docente da Educação Básica. Juntamente com a realização das entrevistas, os colaboradores disponibilizaram alguns materiais como fotografias, livros didáticos e cadernos. Nesta edição do projeto conseguimos realizar dez entrevistas. No decorrer das mesmas, convidamos os sujeitos a relatar sobre suas vivências e experiências no passado como estudantes, sua trajetória docente e as características do sistema de ensino das escolas, das relações professor-aluno, das condições de trabalho e das práticas docentes de seu tempo (MARTINS, 1986).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).