ESTABILIZAÇÃO DE REJEITO DA MINERAÇÃO DE FERRO COM LIGANTE ÁLCALI-ATIVADO ORIUNDO DE CINZA DE CASCA DE ARROZ E CAL DE CASCA DE OVO

  • Jonas Duarte Mota Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carolina Menegolla
  • William Mateus Kubiaki Levandoski
  • Suéllen Tonatto Ferrazzo
  • Eduardo Pavan Korf
Palavras-chave: Resíduos industriais e de mineração, Ativação alcalina, Resistência, Mineralogia e microestrutura.

Resumo

Este artigo discute a estabilização de rejeitos da mineração de ferro por meio da ativação alcalina utilizando resíduos agroindustriais, como a cinza de casca de arroz (CCA) e a cal de casca de ovo (CCO), como agentes cimentantes. O estudo demonstra que a adição desses materiais aumenta a resistência mecânica dos rejeitos, sendo que uma mistura com 25% de ligante, umidade ótima de 22,8% e peso específico de 15,3 kN/m³ atingiu uma resistência à compressão simples média de 2,16 MPa em 28 dias, representando um aumento de 61% em relação a 7 dias, todos com temperatura de cura a 23°C.

Comparativamente a outros estudos, essa abordagem se mostra viável para a estabilização de rejeitos da mineração de ferro, oferecendo um comportamento mecânico satisfatório. Essa mistura poderia ser empregada em diversas aplicações na engenharia civil, substituindo agentes cimentantes comerciais, o que é importante para mitigar os impactos negativos da mineração. No geral, a pesquisa destaca o potencial de valorização de resíduos agroindustriais na indústria da mineração, contribuindo para a redução de impactos ambientais e a promoção da sustentabilidade nesse setor.

Publicado
26-09-2023