BIOMARCADORES PARA AVALIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS E GESTANTES AOS AGROTÓXICOS

  • Rafaella da silva de melo uffs
  • Cínthia de Oliveira Gonçalves
  • Liziara da Costa Cabrera
  • Suzymeire Baroni
  • Iara Denise Endruweit Battisti
Palavras-chave: Lactante; Lactente; Saúde infantil; Pesticidas; Agroquímicos;

Resumo

O leite é uma importante fonte de nutrição para o lactente, pois é composta por proteínas, gorduras e carboidratos, sendo o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê, protegem contra doenças alérgicas, desnutrição, diabetes melittus, doenças digestivas, obesidade, cáries, entre outras (COSTA et al., 2013), por isso, torna-se o primeiro alimento em forma líquida a ser ofertado para o bebê recém-nascido, além da amamentação também oferecer conforto, abrigo e proteção durante as primeiras horas de vida. Como explica Amorim (2003), o termo biomarcador de exposição, refere-se ao uso de marcador biológico para detectar pequenas exposições de alterações celulares presentes no dia-a-dia, como no ar, saliva, sangue, urina e até na água de consumo público, a fim de determinar a toxicidade desses. O Micronúcleo (MN) foi o biomarcador selecionado para ser avaliado nas células de mulheres, esse consiste em pequenas fragmentos de DNA que surgem no citoplasma, que são incorporados em núcleos secundários, que na figura microscópica aparece como um núcleo de tamanho normal e um núcleo menor, classificando-se como MN (DIETZ et al., 2000). O instrumento de coleta foi aplicado para as mães, na residência das mesmas, destacando alguns pontos importantes sobre os hábitos daquela família, como o tempo de uso de agrotóxicos naquela região, quantidade e tipos de agrotóxicos, práticas durante o preparo e aplicação desses, e saúde/hábito de vidas das mulheres.
Quanto à coleta das amostras de mucosa bucal, foram feitas três lâminas para cada (triplicata) na região da bochecha, feita pela própria participante, após a coleta foi numerado cada lâmina, representando a cidade e a mãe a qual cada uma pertencia.
Na preparação das amostras, as lâminas passaram por um processo de coloração para que pudesse ser melhor observada, e após passar pelo protocolo para colorir mucosa com Giemsa, sob algumas alterações, como lavagem correta para que não ficasse álcool e possa comprometer a observação das células, deixar na estufa para que possibilite a efetiva coloração suficiente e logo após, iniciar o processo de hidrólise, que então é submetida realmente a coloração de Giemsa, tirar o excesso do corante e deixar secar naturalmente.
mesmo número de mães com três ou mais MN na área rural e urbana pode ser devido ao fato que as mães, no meio rural, não estão expostas diretamente aos agrotóxicos, visto que somente três destas indicaram manusear agrotóxicos na época da pesquisa.
Ainda, pode ser explicada pela dieta alimentar não ser diferente entre mais do meio urbano e rural, como demonstrado pelos resultados no instrumento de coleta de dados, uma vez que os municípios em estudo são de pequeno perto, com semelhança na alimentação rural e urbana.
Segundo Godoy et al (2019), nos estudos foram considerados MN, as estruturas que tivessem um halo circundante sugestivo de uma membrana, com tamanho menor que o núcleo principal, intensidade de coloração semelhante ao núcleo e mesmo plano focal na microscopia.
teste de micronúcleo nas células epiteliais da mucosa bucal nos permitiu detectar que a exposição aos pesticidas aumenta significativamente as células genéticas, e oferece riscos à saúde humana (CARBAJAL-LÓPEZ et al., 2015).
Sugere-se que para a detecção mais robusta dos danos genéticos induzidos por agrotóxicos em lactantes, deve-se realizar um estudo de acompanhamento dessas mulheres ao longo de um tempo a fim de ter dados para comparação e acompanhamento, além de ter conhecimento de uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual, pois protege também a proliferação aos outros lares e familiares, servindo como alerta para a população para se preocupar na conscientização da saúde ambiental.
Sendo assim, os resultados encontrados no decorrer da pesquisa têm relação com alguns outros autores, que resultam em exposição direta ou indireta aos agrotóxicos e formação de MN, em células humanas, que pode ter potencial mutagênico, carcinogênico ou tóxicos dependendo da intensidade do uso dos pesticidas no local.

Publicado
03-10-2023