AS INOVAÇÕES EDUCACIONAIS E OS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Resumo
As constantes e sucessivas transformações sociais, políticas, culturais e tecnológicas das últimas décadas impactaram profundamente todas as áreas da vida humana, demandando cidadãos com habilidades e conhecimentos científicos que lhes permitam acompanhar o desenvolvimento tecnológico e lidar com situações complexas diárias. Diante disso, diversos esforços estão sendo realizados no âmbito da Educação Matemática no sentido de refletir sobre um ensino condizente com as características que se espera dos cidadãos e que acompanhe as mudanças sociais. Assim, coloca-se a questão: como as mudanças nos processos educacionais propostas pela Educação Matemática perpassam a perspectiva de inovações educacionais e impactam a aprendizagem matemática? Os fatores supracitados contextualizam a investigação aqui apresentada, cujo objetivo geral foi investigar o que as produções científicas da área de Educação Matemática indicam sobre inovações pedagógicas suas implicações na aprendizagem matemática. A partir da investigação realizada evidenciamos que as inovações pedagógicas, no âmbito da EM, perpassam majoritariamente o uso de TDIC, da MM e de MA nos processos de ensino e aprendizagem. Nas três categorias vislumbra-se possibilidades de rupturas com o ensino “tradicional”, numa perspectiva de inovação pedagógica ao possibilitar ações relativas: ao papel ativo do estudante, à iniciativa, à interação entre estudantes e professores, ao trabalho colaborativo, à criticidade, à criatividade, ao diálogo, à construção do conhecimento.
Por parte das instituições de ensino faz-se necessário protagonismo, práticas colaborativas, exercícios coletivos, estudos, diálogos e compromissos entre todos atores do processo.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).