A PRESENÇA DAS OBRAS DE CELSO FURTADO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS NA REGIÃO SUL
Resumo
Na história dos pensadores da Economia, Celso Furtado se destaca por analisar a realidade onde viveu, especialmente no contexto da América Latina. Nos cursos de graduação em Ciências Econômicas, ele trouxe novas perspectivas a partir de suas obras, em especial a de mais destaque, o livro “Formação Econômica do Brasil” que veio a ser inserido em muitos cursos, e até mesmo intitula disciplinas com seu nome. Exposto isto, o presente resumo expandido tem como objetivo geral identificar a presença de obras de Celso Furtado nos cursos de graduação em Ciências Econômicas da região Sul do Brasil. Para isso foram acessados os projetos pedagógicos dos cursos de Ciências Econômicas dos três Estados que compõem a região Sul. A seleção levou em conta cursos ativos e que disponibilizam o documento nas suas páginas. Assim, foram obtidas informações de 38 cursos, dos quais 32 tem disciplinas intituladas “formação econômica do Brasil”, contudo apenas 12 citam em seus PPC’s o nome de Celso Furtado. Conclui-se, a partir da pesquisa realizada, que é baixo o número de cursos de Ciências Econômicas na região Sul que estão usufruindo dos conhecimentos e formando seus estudantes a partir da perspectiva de Furtado.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).