ESTUDO PRELIMINAR DE REATOR DE ELETROCOAGULAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTE COSMÉTICO
Resumo
Um efluente cosmético não tratado foi coletado de uma indústria na região noroeste do Rio Grande do Sul. A análise do efluente revelou altos valores de parâmetros não aderentes às normas ambientais brasileiras. Testes iniciais demonstraram que o REC-FAC é uma opção promissora para tratar efluentes da indústria cosmética. São necessárias mais pesquisas para validar sua eficácia em condições reais, mas resultados preliminares indicam sua viabilidade. As vantagens do tratamento por eletrocoagulação incluem a remoção eficiente de materiais orgânicos, corantes, surfactantes e metais pesados, aliviando a carga poluente no ambiente e melhorando a qualidade do efluente. O tratamento de efluentes da indústria cosmética é crucial para a sustentabilidade ambiental, sendo a eletrocoagulação uma tecnologia promissora para mitigar seu impacto.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).