A PRESENÇA DE MULHERES CIENTISTAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O trabalho visou analisar a representatividade feminina nos livros didáticos de Ciências da Natureza, identificando a quantidade de mulheres mencionadas comparada a quantidade de homens. Os materiais selecionados para análise foram seis livros que compõem a coleção Ciências da Natureza de autoria de Sônia Lopes e Sérgio Rosso, publicado pela editora Moderna. Após a coleta de dados, e a confecção de tabelas com os nomes de cada cientista (homens e mulheres), foi possível representar numericamente e na forma de porcentagem a grande diferença entre os dois gêneros, e como ainda é muito importante investigar essa pauta, visto que mulheres ainda ganham pouca visibilidade nessa área tão importante. Agrupando todos os resultados obtidos através do nosso trabalho, foram somados no total 253 cientistas, com 235 sendo homens, e apenas 18 sendo mulheres. Os resultados indicam o quanto as mulheres ainda precisam lutar por um lugar no campo científico, considerado predominantemente masculino, pois seus esforços são minimizados ou apagados pela sociedade, com menor reconhecimento por seus trabalhos e contribuições.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).