ESTUDO DA OBTENÇÃO DE FARINHA DE INSETOS (GRYLLUS ASSIMILIS) POR MEIO DE SECAGEM
Resumo
A criação de insetos é uma possibilidade para obtenção de proteína para consumo humano e requer estudo sobre as condições de processamento. A produção de Gryllus assimilis no Brasil é recente, com insetos criados em cativeiro e que são destinados à alimentação animal. Para o processamento dos grilos para alimentação humana estudou-se três condições de abate, sendo o processo com a utilização de água em ebulição o melhor, por haver menor perda de material. Em relação ao processo de secagem em estufa com circulação forçada de ar a 55ºC, o período de 4h não foi suficiente para o equilíbrio de massa, apesar de ter promovido a secagem dos grilos. Espera-se com estudos futuros obter cinéticas de secagem utilizando temperaturas acima da estudada, de modo a se obter grilos desidratados prontos para moagem e obtenção de farinha, para aplicações futuras em formulações de alimentos.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).