APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EVIDENCIADAS NO CONTEXTO DOS ESTUDOS DE AULA (LESSON STUDY)
Resumo
O presente trabalho dedica-se a analisar a reflexão sobre a docência mobilizada em um estudo de aula que envolveu professores de matemática. A pesquisa baseia-se no conceito de reflexão de Schön e Perrenoud e é orientada pela questão "Quais reflexões sobre a docência são mobilizadas por professores de matemática no contexto de um estudo de aula?". Para tanto, realizamos uma investigação no contexto de um estudo de aula, estruturado em 12 encontros de aproximadamente 2,5 horas cada, que envolveu oito professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, pertencentes à rede pública estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa constitui-se das notas de campo do pesquisador, dos diários de bordo dos participantes, das transcrições das sessões e entrevista realizada ao final do estudo de aula. A análise, qualitativa e interpretativa, evidenciou que a reflexão sobre a docência caracterizou-se retrospectiva e prospectiva, abrangendo três temas: aprendizagem dos alunos, ensino da matemática, responsabilidade moral e ética da docência.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).