APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EVIDENCIADAS NO CONTEXTO DOS ESTUDOS DE AULA (LESSON STUDY)

  • Luis Miguel Falcão Hurtado Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Richit
Palavras-chave: Estudo de Aula, Reflexão, Formação de professores, Docência em Matemática

Resumo

O presente trabalho dedica-se a analisar a reflexão sobre a docência mobilizada em um estudo de aula que envolveu professores de matemática. A pesquisa baseia-se no conceito de reflexão de Schön e Perrenoud e é orientada pela questão "Quais reflexões sobre a docência são mobilizadas por professores de matemática no contexto de um estudo de aula?". Para tanto, realizamos uma investigação no contexto de um estudo de aula, estruturado em 12 encontros de aproximadamente 2,5 horas cada, que envolveu oito professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, pertencentes à rede pública estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa constitui-se das notas de campo do pesquisador, dos diários de bordo dos participantes, das transcrições das sessões e entrevista realizada ao final do estudo de aula. A análise, qualitativa e interpretativa, evidenciou que a reflexão sobre a docência caracterizou-se retrospectiva e prospectiva, abrangendo três temas: aprendizagem dos alunos, ensino da matemática, responsabilidade moral e ética da docência.

Publicado
04-10-2023