O CORPO HUMANO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS RECOMENDADOS PELO PNLD 2021

  • Richard Vinicius Santana da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Erica do Espírito Santo Hermel
Palavras-chave: Significação conceitual, Recurso didático, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Educação em saúde

Resumo

O conteúdo sobre o corpo humano encontra-se fragmentado e descontextualizado devido a ser reduzido para ser estudado pelas diversas áreas do conhecimentos, essas características adquiridas dificultam o seu ensino e a sua apropriação, pois, apresentam-se dentro dos materiais de apoio dedicados aos educadores, como os Livros Didáticos (LD),, assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo e as imagens sobre o corpo humano presentes nos LD da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendados pelo PNLD 2021, para averiguar o modo como são apresentados e a validade de seu uso no processo de ensino e de aprendizagem. Com isso, a análise dos LD aconteceu em três etapas de acordo com a análise de conteúdo: primeiramente, foi realizada uma leitura exploratória buscando os capítulos sobre corpo humano em cada livro, em seguida, o conteúdo e as imagens foram classificados e, posteriormente, foram contextualizados, utilizando-se de referencial teórico. De acordo com as análises evidenciou uma qualidade excelente em relação ao conteúdo teórico, demonstrando uma linguagem acessível para os estudantes e ótima atualização, contudo, os livros apresentam uma baixa quantidade de atividades práticas e recursos adicionais para completar o ensino teórico e facilitar a aprendizagem dos estudantes.

Publicado
17-10-2023