ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS INOVADORAS:

COMPREENSÕES ARTICULADAS AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Thais da Silva Bourscheid Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Constituição Docente; Formação de professores; Inovação; Práticas Pedagógicas; Recursos didáticos digitais.

Resumo

Após a elaboração das categorias iniciais às quais possuem 116 unidades de significado (US), houve a classificação de duas categorias intermediárias, sendo representadas por “Processos de ensino e aprendizagem em âmbito escolar envolvendo estratégias didáticas inovadoras para o uso da tecnologia digital” e “Formação de professores da área da Ciências para utilização de recursos didáticos digitais e estratégias didáticas inovadoras”, tendo em vista que, os dados analisados propõe a inovação tecnológica em sala de aula, de forma que, instigue os alunos, aliando a teoria e prática, propondo desafios e mudanças nos paradigmas do ensino, principalmente na questão curricular, flexibilizando-o, sendo uma proposta inovadora para o contexto educacional tradicional. Do processo emergiu uma categoria final intitulada o “Processos de ensino e aprendizagem: estratégias didáticas inovadoras para o uso da tecnologia digital, através da formação docente e recursos didáticos digitais”, no qual possibilita o viés de que as inovações agregam melhorias para o sistema educacional, possuindo diversos desafios, principalmente na questão didática trazendo assim um enfoque para a formação docente, a qual é muito importante para o quesito curricular, na implantação de novos modelos didáticos tecnológicos, compreendendo o fato de que essas mudanças levam um certo período de tempo para serem aplicadas, principalmente no que diz respeito aos paradigmas das visões tradicionais de práticas curriculares. Sendo assim, podemos concluir que acreditando na possibilidade de um futuro educacional com um currículo didático inovador convidativo a todos, esta pesquisa tem o significado de abordar a temática transversal em um cenário ao qual o docente forma um aluno com autonomia, contribuindo além do processo de ensino aprendizado.

 

Publicado
27-09-2023