ABORDAGENS DE SAÚDE NO ENSINO

UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Larissa Medeiros Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
  • Eliane Gonçalves dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO/RS. https://orcid.org/0000-0002-8018-3331
Palavras-chave: Ensino de saúde; Livro didático; Práticas pedagógicas

Resumo

Hoje mais do que nunca é necessário discutir e ampliar no contexto escolar o conceito de saúde, que para além do binômio saúde-doença, abarca múltiplos determinantes como: saneamento básico, acesso à moradia, transporte, coleta de lixo, lazer, etc. A investigação tem como objetivo, analisar o conteúdo de saúde presentes nos livros didáticos (LDs) de Ciências recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2020, para averiguar o modo como a temática é apresentada no ensino. A pesquisa bibliográfica será realizada nas coleções de Ciências do Ensino Fundamental (PNLD 2020). A busca pelos Livros Didáticos utilizados ocorreu na plataforma Issu.com (www.issu.com.br), uma plataforma totalmente gratuita. Foram analisadas quatro coleções de Livros Didáticos, do 6º ao 9º ano, Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano; Inspire Ciências; Teláris; Observatório de Ciências. O estudo do material se dará a partir da Análise de Conteúdo que se dará em três etapas: primeiramente, será feita uma leitura exploratória buscando os capítulos sobre saúde em cada livro. Posteriormente, serão classificados de acordo com as categorias supracitadas no estudo; finalmente, serão contextualizados. Por meio desses procedimentos, buscar-se-á identificar como a Saúde está sendo pensada e apresentada nos LDs a fim de oportunizar o desenvolvimento de práticas pedagógicas, a promoção do conhecimento de educação em saúde dos estudantes da Educação Básica.

Publicado
27-09-2023