TECNOMAGIA E CONTRACARTOGRAFIA: MÉTODOS E PROCESSOS PARA UMA ERA DISRUPTIVA

  • Lara Lopes de Jesus
  • Fernando Menegat Torres
  • Guilherme Rodrigues Bruno UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave: Tecnomagia, Contracartografia, Mecânica Industrial, Ensino Médio

Resumo

Considerando os objetivos previstos no projeto de pesquisa que lhe dá origem, o presente resumo expandido objetiva apresentar uma experiência realizada com o auxílio de dois jovens estudantes do ensino médio, aprendizes do Curso Técnico em Mecânica. Tais experiências visavam evidenciar os fundamentos de dois neologismos, “tecnomagia” e “contracartografia”, com vistas a torná-los conceitos potentes para a interpretação histórica do presente. Para tanto, procede-se à exercícios de desconstrução criativa da noção formal imposta ao ofício de técnico mecânico, por meio de exercícios que buscam significados para além do consequencialismo utilitário que oficialmente caracteriza a profissão. Acredita-se que tal abordagem se faz necessária, a medida que habilidades imaginativas podem ser um diferencial, no contexto atual, para a formação de um profissional que lida tão diretamente com os processos de transformação. Desse modo, observou-se que todo trabalho é um trabalho de transformação generativa, de modo que o técnico mecânico se equipara ao manipulador de algoritmos, bem mais popular na atualidade. Isso permite concluir que apesar de atualmente estar por detrás das ditas inteligências artificiais, o princípio de “transformação generativa” é mais amplo que essas ferramentas digitais, sendo fundamental para a ideia de trabalho criativo em qualquer campo, inclusive a mecânica industrial. 

Publicado
17-10-2023
Seção
Ciências Sociais Aplicadas