TECNOMAGIA E CONTRACARTOGRAFIA: MÉTODOS E PROCESSOS PARA UMA ERA DISRUPTIVA
Resumo
Considerando os objetivos previstos no projeto de pesquisa que lhe dá origem, o presente resumo expandido objetiva apresentar uma experiência realizada com o auxílio de dois jovens estudantes do ensino médio, aprendizes do Curso Técnico em Mecânica. Tais experiências visavam evidenciar os fundamentos de dois neologismos, “tecnomagia” e “contracartografia”, com vistas a torná-los conceitos potentes para a interpretação histórica do presente. Para tanto, procede-se à exercícios de desconstrução criativa da noção formal imposta ao ofício de técnico mecânico, por meio de exercícios que buscam significados para além do consequencialismo utilitário que oficialmente caracteriza a profissão. Acredita-se que tal abordagem se faz necessária, a medida que habilidades imaginativas podem ser um diferencial, no contexto atual, para a formação de um profissional que lida tão diretamente com os processos de transformação. Desse modo, observou-se que todo trabalho é um trabalho de transformação generativa, de modo que o técnico mecânico se equipara ao manipulador de algoritmos, bem mais popular na atualidade. Isso permite concluir que apesar de atualmente estar por detrás das ditas inteligências artificiais, o princípio de “transformação generativa” é mais amplo que essas ferramentas digitais, sendo fundamental para a ideia de trabalho criativo em qualquer campo, inclusive a mecânica industrial.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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