O CURRÍCULO E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Socioambiental, Currículo, Escola, Periódico, EventoResumo
A Educação Ambiental (EA) possibilita a formação de cidadãos conscientes, visando o equilíbrio entre o homem e a natureza. Ao refletirmos sobre a EA é possível notarmos que a mesma possui influência das atitudes negativas ou positivas. Sendo assim, a EA é um tema transversal, num viés interdisciplinar (LOUREIRO; LAYRARGUES; CASTRO, 2011). A EA visa à formação de cidadãos conscientes, o que requer ser discutido no contexto escolar, sendo importante para o currículo. Esta pesquisa tem por finalidade analisar os artigos da Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), bem como os trabalhos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no qual emergiram as categorias: Concepções de EA no currículo e a Prática escolar do professor com foco na EA, sendo a primeira analisada com as concepções de EA de Layrargues e Lima, e na segunda estão as práticas de EA. Portanto, foi encontrado mais a perspectiva de EA crítica, o que apresenta um avanço para o trabalho da EA de forma transversal em contexto educativo.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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