ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO PNLD 2021

  • Mariele Lunardi Schmechel Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo
  • Fabiane de Andrade Leite
Palavras-chave: Concepções de Ciência; Conhecimento Científico; Livro Didático

Resumo

O presente trabalho se insere no escopo dos estudos que buscam analisar os impactos das políticas curriculares para o ensino de Ciências na Educação Básica (EB) brasileira.  Nesse sentido, o interesse central do presente estudo é investigar como os conhecimentos científicos da área de CNT estão propostos nos LD. Entendemos que a pesquisa contribuirá para ampliar o entendimento dos professores sobre o quê e o porquê ensinar determinados conteúdos em sala de aula, promovendo uma abordagem mais reflexiva em suas práticas educativas. Para a realização do trabalho desenvolveu-se um estudo documental fundamentadas em abordagens qualitativas e embasadas nas contribuições teóricas de Ludke e André (1986). Nessa perspectiva realizou-se a análise dos livros didáticos utilizados na área de CNT para o Ensino Médio - Objeto de estudo 2. Os resultados foram obtidos a partir da realização de uma análise de conteúdo (BARDIN, 2011) organizada nas etapas: pré-análise; a análise do material; o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. A realização do presente trabalho de pesquisa possibilita afirmar que a visão de Ciência e de conhecimento científico construídas ao longo da escolaridade na Educação Básica pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico pelos alunos.

 

Publicado
27-09-2023