O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS

  • Andressa De Fatima Moletta De Oliveira Universidade Federal Da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Franciele Cremer
  • Suélen Melissa Philippsen
  • Rosemar Ayres dos Santos
Palavras-chave: Valores, Participação social, problematizações

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que buscamos, tendo como corpus de analises artigos presentes em periódicos da área de educação em ciências, responder a problemática: Como a não neutralidade da Ciência-Tecnologia tem- se apresentado nas configurações curriculares e nas práticas educativas com enfoque CTS que tratam da Educação Ambiental na Educação Básica, apresentadas em periódicos da área de Educação em Ciências a partir de 2020? objetivando Identificar e caracterizar a abordagem dada, à dimensão da não neutralidade da CT, nas configurações curriculares que problematizam a Educação Ambiental, nas práticas educativas em periódicos da área da Educação em Ciências, correspondentes ao contexto brasileiro desde o início da pandemia do coronavírus, Sars-CoV-2. Como metodologia de análise utilizamos a análise textual discursiva (ATD) que consiste em três momentos a unitarização, categorização e a escrita do meta texto nesse viés emergiu três categorias denominadas 1 - Currículos em consonância com a educação CTS, 2 - Metodologias que visam uma cultura de participação, 3 - Educação ambiental na perspectiva dos valores.

Publicado
02-10-2023