TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) utilizadas na prática docente aprimoram o processo de ensino e aprendizagem, tornando relevante o entendimento das estratégias utilizadas e a compreensão dos processos de formação docente em Ciências com TIC. Para isso foram selecionados oito trabalhos publicados nos últimos cinco anos nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), do Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológicas (CIECITEC) e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), utilizando como palavras chave os termos: TIC e tecnologias. Foi utilizada a metodologia qualitativa de análise textual discursiva (ATD), e a partir da análise emergiram sete categorias inicias que foram agrupadas por similaridades em categorias intermediárias a priori das quais construiu-se parágrafos síntese. As categorias intermediárias e seus parágrafos síntese foram agrupados gerando uma categoria final. Os resultados permitem concluir que a formação inicial e continuada se posiciona como decisiva para a inserção das TIC no currículo com o uso de metodologias ativas.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).