TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Nathalia Amy-Em Sartor Miyamoto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa Bervian
Palavras-chave: Processos formativos, tecnologia, TIC.

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação (TIC)  utilizadas na prática docente aprimoram o processo de ensino e aprendizagem, tornando relevante o entendimento das estratégias utilizadas e a compreensão dos processos de formação docente em Ciências com TIC. Para isso foram selecionados oito trabalhos publicados nos últimos cinco anos nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), do Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológicas (CIECITEC) e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), utilizando como palavras chave os termos: TIC e tecnologias. Foi utilizada a metodologia qualitativa de análise textual discursiva (ATD), e a partir da análise emergiram sete categorias inicias que foram agrupadas por similaridades em categorias intermediárias a priori das quais construiu-se parágrafos síntese. As categorias intermediárias e seus parágrafos síntese foram agrupados gerando uma categoria final.  Os resultados permitem concluir que a formação inicial e continuada se posiciona como decisiva para a inserção das TIC no currículo com o uso de metodologias ativas.

Publicado
02-10-2023