A PRODUÇÃO TEXTUAL COMO ATIVIDADE CONSTITUTIVA DO TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA:
UM OLHAR SOBRE QUESTÕES METODOLÓGICAS
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar uma atividade específica que constitui o trabalho do professor de Língua Portuguesa: a produção textual. Assim, busca-se observar quais são as concepções teóricas e os procedimentos metodológicos utilizados por professores de Língua Portuguesa para trabalhar a produção de textos com seus alunos. Para tal análise, faz-se uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999, 2006, 2008) e Machado (2004, 2007, 2009). A escolha pela teoria justifica-se, primeiramente, pelo entendimento que se tem de linguagem como forma de interação social, que possibilita aos homens o desenvolvimento de representações acerca do meio no qual estão inseridos, bem como a intervenção nessa realidade, o que produz modificações não só no contexto, mas também no próprio indivíduo. Além disso, pelo fato de os aspectos metodológicos utilizados pelo ISD privilegiarem as relações existentes entre linguagem e trabalho. Nesse caso, conforme Machado (2009), para se compreender o trabalho docente, é necessário tomar como objeto de análise não as condutas diretamente observáveis desses profissionais, mas os textos que são produzidos acerca dessa atividade. Desse modo, analisar-se-á como os textos produzidos pelo professor acerca do ensino de produção textual podem auxiliar a compreender o trabalho desse profissional. Além disso, a observação desses textos vinculados a essa atividade docente, em específico, possibilitarão investigar de que forma o professor de Língua Portuguesa concebe a produção textual e, consequentemente, quais são os procedimentos metodológicos que utiliza.
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