TENDÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS RELACIONADAS AO TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Julia de Oliveira Lange Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian
Palavras-chave: inovação, recursos didáticos digitais, constituição docente, práticas pedagógicas, formação de professores.

Resumo

Este trabalho objetiva identificar as tendências relacionadas ao trabalho com as Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências no Brasil. Para tanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de análise os trabalhos publicados, nos últimos cinco anos, nas edições do Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológicas (CIECITEC), do Encontro Nacional de Pesquisa na Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Para o processo de análise dos trabalhos publicados, utilizou-se como metodologia qualitativa, a análise textual discursiva (ATD), a qual envolve: desconstrução (unidades de análise), reordenação (categorias) e comunicação (metatexto). Tencionou-se desenvolver o aprofundamento teórico com base nos trabalhos analisados e publicados em três importantes eventos da área a respeito da temática em questão e suas articulações na formação e na constituição docente. Para tal finalidade, após a construção dos metatextos analíticos, construiu-se um espaço de compartilhamento digital de materiais, mais especificadamente, um drive acadêmico, o qual contém todos os trabalhos extraídos ao longo da pesquisa, bem como as práticas pedagógicas construídas pelos próprios autores. O drive acadêmico ficará com livre acesso para que possa ser alimentado à medida em que novos trabalhos surgirem, mas, também, para que a comunidade acadêmica e/ou geral que demonstrar interesse, possa acessá-lo e visualizar os materiais de forma facilitada. 

Publicado
02-10-2023