O PENSAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS SUL-AMERICANOS
Resumo
Esta pesquisa busca analisar e comparar as diferentes estratégias de ensino presentes em livros didáticos (LD) do Ensino Fundamental de países sul-americanos, com o objetivo de analisar o potencial de promoção do Pensamento Crítico (PC) das mesmas. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental e contou com análise de conteúdos. Os LD analisados foram coletados gratuitamente no site do ministério da educação de cada país, sendo estes: Equador, Guatemala, Bolívia, Colômbia e Brasil. As atividades foram coletadas e classificadas em quatro diferentes categorias definidas a priori, de acordo com sua natureza pedagógica totalizando 1122 atividades, sendo elas: Informativa (510:1122), Exploratória (452:1122), Reflexiva (127:1122) e Crítica (33:1122). Na categoria Informativa, a atividade com maior semelhança foi “Vocabulario/Glosario”, presente em quatro dos LD analisados. Na categoria Exploratória, as atividades “Questões” estavam presentes em todos os livros, e “Relaciona”, presente em três dos LD, que obtiveram a maior semelhança (LDCE, LDCG, LDCB). Nas categorias Reflexiva (Propón, Relacionamos, Opinión Crítica, Indagación, Atividade Complementar) e Crítica (Trabajo Científico, Investigamos, ¿En que vamos?, Atividade Prática Complementar), não houveram semelhanças entre as atividades, evidenciando que cada LD buscou estratégias diferentes para promover o PC dos alunos no Ensino de Ciências. Assim, destacamos a importância de atividades que levem o aluno a um agir crítico, considerando que o LD continua sendo um dos principais materiais utilizados em salas de aula, para que este se desenvolva como cidadão reflexivo e crítico, capaz de argumentar, ampliar sua autonomia, assumir papéis questionadores, tornando-se, assim, conscientes da realidade a qual estão inseridos.
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