ESTADO DO CONHECIMENTO: A LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Ana Paula Berwanger Lenz Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo
  • Ana Lires da Silva
  • Judite SCHERER WENZEL
Palavras-chave: Constituição Docente, Interação, Compreensão Conceitual

Resumo

Com o avanço da educação e da ciência, uma das indagações que pode ser realizada é “qual a importância da linguagem na formação do professor?”. Com base em leituras realizadas destaca-se que a linguagem interfere de forma direta no desenvolvimento do pensamento. A linguagem pode ser expressa de diversas formas, como gestos, escrita e a mais usada, que consiste na fala. Giordan e Silva (2014, p. 33) apontam que é importante a compreensão“[...] da linguagem como forma de ação tipicamente humana. Ver a linguagem como forma de ação humana, a aprendizagem de ciências não dependerá mais de conceitos nas mentes de estudantes, mas da própria aprendizagem”.

Publicado
16-10-2023