ANÁLISE DA EXPRESSÃO GÊNICA DE PURINORECEPTORES EM PACIENTES COM CÂNCER COLORRETAL
Palavras-chave:
sistema purinérgico, câncer colorretal, inflamação.Resumo
Introdução: O câncer colorretal (CCR) apresenta taxas de incidência e mortalidade continuamente ascendentes. Tem-se destacado a relevância da sinalização purinérgica no que concerne à progressão de doenças neoplásicas. Objetivo: Avaliar a atividade da E-NTPDase, E-5’-nucleotidase e Adenosina desaminase (ADA) em plaquetas de pacientes diagnosticados com CCR. Metodologia: Estudo transversal envolvendo um grupo de pacientes com diagnóstico de CCR (n=30) e um grupo de indivíduos controle (n=30). Para a análise das atividades enzimáticas foi realizada coleta de 30 mL de sangue para a separação de plaquetas. Para a estatística foi utilizado o Teste t de Student (p≤0,05). Resultados e Discussão: A atividade da E-NTPDase e da E-5’-nucleotidase foi significativamente maior nos pacientes com CCR em comparação com o grupo controle. Não foram observadas diferenças estatísticas entre os grupos para a atividade da ADA. Esses resultados podem estar associados ao aumento da concentração de ATP extracelular, uma vez que o desenvolvimento de tumores está associado à ocorrência de danos celulares, além disso, a adenosina gerada desenvolve um estado imunossuprimido, colaborando para a progressão do tumor. Conclusão: O CCR promove alterações na atividade das enzimas purinérgicas e essa modulação pode estar favorecendo o desenvolvimento tumoral
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).