CONSUMO DE CAFEÍNA E SEU IMPACTO NA SAÚDE MENTAL
ESTUDO DA ENZIMA BUTIRILCOLINESTERASE EM ACADÊMICOS DA UFFS - CAMPUS REALEZA-PR
Resumo
O consumo global da cafeína, um alcaloide da família das Metilxantinas, é difundido, com efeitos estimulantes que resultam da sua capacidade de bloquear os receptores de adenosina. Estimulando liberação de neurotransmissores, como serotonina e noradrenalina, no cérebro, proporcionando aumento da atenção e bem-estar. Porém, o excesso pode gerar resistência e desencadear sintomas negativos. A rotina de estudos faz com que os estudantes sejam um público que apresenta um consumo elevado. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi Investigar o padrão de consumo de cafeína entre estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza e sua relação com o estado cognitivo e eventuais distúrbios. A enzima butirilcolinesterase, presente no corpo, hidrolisa ésteres de colina e regula a concentração de certos compostos. A interação entre cafeína, neurotransmissores e essa enzima evidencia como fatores internos influenciam nosso bem-estar e cognição. A pesquisa demonstra que o uso intenso de cafeína teve associação com reprovações Contudo, há poucos estudos sobre esses efeitos. Portanto, investigar a relação entre consumo de cafeína, estado mental e desempenho acadêmico é vital. Estudantes exibiram traços de ansiedade e depressão. Entretanto, a correlação entre desempenho acadêmico e pontuações de depressão e ansiedade foi fraca. demandando mais investigações para compreensão aprofundada.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).