A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SUDOESTE DO PARANÁ
Resumo
Aborda sobre a pesquisa Formação continuada de professores no sudoeste do Paraná, com delimitação na microrregião do Vale do Iguaçu. Objetivou investigar a Meta 16 dos Planos Municipais de Educação (PMEs 2015-2025) e suas práticas formativas, visando diagnosticar as demandas e possibilidades de formação docente. A metodologia é qualitativa e quantitativa, análise documental dos PMEs, aplicação de questionário (Google Forms) aos colaboradores. Fundamentou-se em Freire, Imbernon, Adorno e Dewey. Teve como resultados: todos os municípios têm o PME; todos planos apresentam a Meta 16; a primeira parte da meta nacional, que é formar 50% dos professores em pós-graduação até 2024, já foi atingida pelos municípios (média de 81% lato sensu). A formação coletiva acontece em datas previstas no calendário da Secretarias, geralmente, no início do ano letivo, no recesso e no final do ano. Todos os municípios possuem horas anuais (média 40 horas) para a formação coletiva. Portanto, ela está presente nos documentos e ocorre na prática, porém isso evidencia que ela é pontual. Pouco relatos indicam processo continuado. Apesar das dificuldades, é notável o empenho por parte dos secretários e dos gestores para prover formação continuada aos seus professores.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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