PREPARO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOSSENSOR PARA DETECÇÃO DE AGROTÓXICO EM ÁGUA
Resumo
O presente projeto preparou e caracterizou um biossensor, tornando-o uma ferramenta viável para detectar e identificar a presença específica de agrotóxicos, em águas. Dentre as principais vantagens estão a alta sensibilidade e baixo custo. Os experimentos foram realizados nos laboratórios de Química Orgânica, campus Laranjeiras do Sul-PR e Físico-Química do campus Realeza-PR, da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul. As amostras foram caracterizados por espectroscopia eletrônica (UV/Vis) e vibracional (FTIR) para verificar a formação dos complexos, por microscopia eletrônica de varredura (MEV) para analisar a morfologia do filme e calorimetria diferencial de varredura (DSC) para compreender a estabilidade térmica. A fim de estudar, também, a eficácia do biossensor, realizou-se uma simulação com os níveis máximos de detecção de agrotóxicos encontrados na literatura. Os resultados mostraram eficácia na atuação do biossensor, porém percebe-se que precisamos melhorar a forma de obtenção do filme.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).