CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK): COMPREENSÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Flávio Henrique Silva Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
  • Paula Vanessa Bervian
Palavras-chave: : Conhecimento de professor, constituição docente, tecnologias digitais.

Resumo

Depreendemos que o Framework TPACK (sigla em língua inglesa para conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo) é um quadro teórico promissor em relação ao papel das tecnologias e ao desenvolvimento da profissão docente, em especial, em Ciências. Tendo como objetivo aprofundar compreensões sobre o framework TPACK na constituição docente no Ensino de Ciências. A pesquisa caracteriza-se como estado do conhecimento, ou seja é identificação, escrita, categorização que levem à reflexão e síntese sobre a produção científica de um determinado assunto (ROMANOSKI; ENS, 2006). O corpus textual de análise foi constituído por seis trabalhos publicados, nas edições dos últimos cinco anos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), do Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológicas (CIECITEC) e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Visando responder ao problema de pesquisa, elaboramos parágrafos-sínteses das categorias intermediárias que foram agrupadas e auxiliaram na construção da categoria final intitulada “Framework TPACK: uma perspectiva inovadora em sala de aula”. Evidenciamos por meio do corpus textual de análise, que o framework TPACK tem um envolvimento com a integração criativa e inovadora das TD no contexto educacional e que este carece integrar a formação inicial e continuada dos professores, intencionando a formação docente da área de Ciências. 

Publicado
02-10-2023