CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK): COMPREENSÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Depreendemos que o Framework TPACK (sigla em língua inglesa para conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo) é um quadro teórico promissor em relação ao papel das tecnologias e ao desenvolvimento da profissão docente, em especial, em Ciências. Tendo como objetivo aprofundar compreensões sobre o framework TPACK na constituição docente no Ensino de Ciências. A pesquisa caracteriza-se como estado do conhecimento, ou seja é identificação, escrita, categorização que levem à reflexão e síntese sobre a produção científica de um determinado assunto (ROMANOSKI; ENS, 2006). O corpus textual de análise foi constituído por seis trabalhos publicados, nas edições dos últimos cinco anos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), do Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológicas (CIECITEC) e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Visando responder ao problema de pesquisa, elaboramos parágrafos-sínteses das categorias intermediárias que foram agrupadas e auxiliaram na construção da categoria final intitulada “Framework TPACK: uma perspectiva inovadora em sala de aula”. Evidenciamos por meio do corpus textual de análise, que o framework TPACK tem um envolvimento com a integração criativa e inovadora das TD no contexto educacional e que este carece integrar a formação inicial e continuada dos professores, intencionando a formação docente da área de Ciências.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).