FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E A REFORMA CURRICULAR PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE 2019:

UMA ANÁLISE DA LITERATURA ESPECIALIZADA PUBLICADA NO ANO DE 2022

  • Igor Matheus Donzelli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruno Antonio Picoli
Palavras-chave: BNC-Formação; Currículo; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Resolução Nº 2/2019; Reformas Curriculares.

Resumo

O ano de 2015 testemunha, concomitante a fortes conturbações políticas em solo nacional, o início do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo regulador da Educação Básica. Em 2019, como decorrência desse processo, o Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno (CNE/CP) aprovou a Resolução Nº 2, de 20 de Dezembro de 2019, o qual estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Esse documento impõe a alteração dos currículos dos cursos de formação de professores em conformidade com os requisitos da BNCC, além de definir um conjunto de competências que deverão ser adquiridas pelos novos professores. As supracitadas reformas impactam diretamente na formação dos professores de História e reverberam em subsequentes produções acadêmicas sobre o tema, tornando-se objeto de estudo para essa pesquisa. 

Publicado
02-10-2023