EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DA CASCA DO PINHÃO (Araucaria angustifolia)
Palavras-chave:
pinhão; fenólico; extraçãoResumo
Os fitoquímicos são substâncias químicas naturais derivadas de plantas, e vários compostos naturais têm mostrado resultados promissores em várias doenças humanas sem efeitos adversos. O tratamento de combate ao câncer pode envolver diferentes estratégias como excisão cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, variando de acordo com o tipo de tumor e estágio de seu desenvolvimento. Um ponto importante a ser levado em consideração em relação a estes tratamentos convencionais, é que eles apresentam efeitos colaterais como náuseas, vômito e caquexia, devido a danos ocasionados a células e tecidos saudáveis. Por esta razão e pelo fato de que esta doença apresenta altos índices de mortalidade, há uma contínua busca por compostos que possam contribuir no tratamento dela, buscando uma ação mais eficiente nas células cancerosas e menos agressivas às células não tumorais (ALI et al., 2013; DA COSTA et al., 2015). Os fitoquímicos alcaloides, saponinas, triterpenos, glicosídeos, polifenóis, entre outros, apresentam propriedades antitumorais (GAUTAM, MANTHA, MITALL, 2014; OLIVEIRA et al., 2020). Em estudos com extratos aquosos da Araucária Angustifolia, foi possível observar efeitos antiproliferativos seletivos mediados por disfunção mitocondrial e ativação de apoptose em células de carcinoma de laringe humano HEp-2 (BRANCO et al., 2015).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

