O PENSAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DE BIOLOGIA: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS COLOMBIANOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar, analisar e comparar as estratégias de ensino presentes no Livro Didático (LD) de Biologia da Colômbia, para avaliar seu impacto no desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) nos alunos, fornecendo subsídeos para futuras análises comparativas em contextos ibero e latino-americanos. Para tanto, foram realizadas análises de cunho qualitativo do tipo documental nas Cápsulas Educativas, uma ferramenta de apoio digital usada no ensino de Ciências e Biologia colombiano. Os resultados obtidos foram um total de 299 atividades, as quais foram distribuídas em quatro categorias: Informativas (58:299), Exploratória (202:299), Reflexiva (29:299) e Crítica (10:299). Sendo os resultados satisfatórios, devido à incidência de atividades Exploratórias, podendo essas desenvolver o PC quando mediadas pelos professores. Contudo, é importante se ter ênfase nas atividades de natureza Reflexiva e Crítica uma vez que essas são mais efetivas na promoção do PC, mas apresentaram menor frequência no material analisado. Com isso, acreditamos que é fundamental intensificar o desenvolvimento do PC no ensino de Ciências e Biologia e que são necessárias melhorias do ponto de vista didático no material analisado.
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