DESENVOLVIMENTO DE GEOPOLÍMEROS PRODUZIDOS A PARTIR DE CINZAS DE CALDEIRA: APLICAÇÃO NA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES PRESENTES EM ÁGUAS

  • Gabriela Cristina Perusin Flores Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gean Delise Leal Pasquali
  • Paulo Pereira
  • Clarissa Ferreira Pin
  • Adriana Dervanoski
Palavras-chave: geopolimero, cinza de bagaço de cana de açúcar, caulim

Resumo

O geopolímero é um material inorgânico que se origina da ativação alcalina de elementos que contém altos índices de sílica e alumina (SILVA; RACANELLI; SOUZA; QUARESMA; CORRÊA, 2023). Dentre os diversos materiais que apresentam esta característica, podem se citar algumas cinzas resultantes dos processos de queima de materiais em caldeiras. Uma delas é a cinza de bagaço de cana de açúcar sua aplicação tem sido estudada em diversos campos da engenharia, procurando substituir materiais naturais como a cal (LIMA; JACINTHO; FORTI; PIMENTEL, 2022). Com intuito de diminuir custos, alternativas econômicas mais acessíveis são procuradas pelos pesquisadores, tornando comum o uso de materiais como bagaço de cana de açúcar (CBCA), cinzas volantes, casca de arroz entre outros para a criação de novos adsorventes (MARTINS, 2022).

A cinza de bagaço de cana de açúcar (CBCA), por ser produzida em grande escala torna-se causadora de impactos ambientais, tem se destacado em estudos em diversas áreas como substituto de materiais naturais (LIMA; JACINTHO; FORTI; PIMENTEL, 2022). Os geopolímeros são vistos como materiais do futuro devido ao grande desempenho relacionado ao gasto de matérias-primas e pequeno impacto ambiental (ELICHE-QUESADA et al., 2020). Os materiais essenciais usados como adsorventes incluem materiais orgânicos e inorgânicos, sendo que as técnicas mais pesquisadas são utilizando as zeólitas, carvão ativado (MOREIRA, 2010) e mais recentemente os geopolímeros. A adsorção é uma das técnicas mais populares para se tratar efluentes, sendo aplicado especialmente na área industrial com intuito de diminuir a toxicidade. Esse método emprega transferência de massa em que se utiliza sólidos com potencial de agrupar em sua superfície substâncias gasosas ou líquidas, habilitando a possibilidade que aconteça a separação de fases de um fluido (MAXWELL, 2021). O presente projeto propõe buscar alternativas de uso da cinza de caldeira no desenvolvimento de geopolímero, que foi utilizado em processos de adsorção de contaminantes presentes em águas residuárias industriais.

Publicado
02-10-2023