ESTUDO DA CINÉTICA E EQUILÍBRIO DE ADSORÇÃO EMPREGANDO NANOFIBRAS OBTIDAS PELA TÉCNICA ELECTROSPINNING PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO
Resumo
Devido o aumento das atividades industriais resultam em problemas ambientais, incluindo a poluição da água, fundamental no setor alimentício. Corantes tóxicos, como o azul de metileno, acabam contaminando as águas e afetam tanto os animais aquáticos quanto a saúde humana. A adsorção é um fenômeno de adesão de um fluido (adsorbato) para uma superfície sólida (adsorvente), sendo uma solução eficaz na remoção desses contaminantes. Entretanto, devido o alto custo do carvão ativado se tem a necessidade de pesquisar alternativas viáveis para a sua substituição. Nesse contexto, resíduos agroindustriais, como a casca de mandioca, palha de soja, sabugo de milho, casca de pinhão, semente de araçá, erva mate palito e fibra, foram estudados para a remoção do corante azul de metileno. Destaca-se a casca de mandioca, com melhor concentração de corante removido, eficiência na pouca quantidade de material utilizado e agregação de valor para o mesmo.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).