Uso de nades para extração sustentável e prospecção de matérias-primas ricas em compostos fenólicos
Palavras-chave:
Rutaceae; solventes verdes; Myrtaceae; compostos fenólicos.Resumo
A extração de compostos bioativos através de meios sustentáveis vem ganhando destaque. Compostos fenólicos possuem efeitos benéficos a saúde humana, podendo também ser utilizados na conservação de alimentos. Os solventes eutéticos (NADES), são os principais solventes verdes utilizados para a extração desses compostos, são solventes biodegradáveis e não tóxicos. As famílias Myrtacea e Rutaceae, são compostas por diversas árvores frutíferas, dentre elas Araça, Goiaba, Jabuticaba, Guabiju, Guabiroba, Poncã, Limão taiti, Limão comum e Laranja respectivamente. Essas famílias são comumente encontradas no Brasil, sendo que a família Myrtaceae se sobressai com seu teor de compostos bioativos comparada a família Citrus. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo estudar a extração dos compostos bioativos presentes em diferentes folhas de diferentes famílias de arvores frutíferas com a utilização de solventes verdes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).