AS MULHERES CIENTISTAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Resumo
O objetivo deste trabalho foi de identificar e analisar a presença de mulheres cientistas em livros didáticos de Ensino Médio da área de Ciências da Natureza. Esta pesquisa configura-se com caráter qualitativo e quantitativo. Os materiais analisados foram livros didáticos dos componentes curriculares de Biologia, Física e Química do Ensino Médio, disponíveis em uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os dados apresentados são referentes aos livros didáticos da editora FTD, da coleção Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do ano de 2021. Os presentes dados gerais contabilizam a presença feminina nos livros didáticos em imagens e citações. O total de cientistas contabilizados foi de 89 homens e 10 mulheres na coleção analisada, o que indica um percentual de 8,9% de mulheres cientistas nos livros didáticos. Considerando os dados analisados, os resultados se mostram alarmantes, por conta da baixa quantidade de representatividade de mulheres cientistas comparadas aos homens cientistas.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).