AS MULHERES CIENTISTAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Mulheres Ciências Livros DidáticosResumo
O objetivo deste trabalho foi de identificar e analisar a presença de mulheres cientistas em livros didáticos de Ensino Médio da área de Ciências da Natureza. Esta pesquisa configura-se com caráter qualitativo e quantitativo. Os materiais analisados foram livros didáticos dos componentes curriculares de Biologia, Física e Química do Ensino Médio, disponíveis em uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os dados apresentados são referentes aos livros didáticos da editora FTD, da coleção Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do ano de 2021. Os presentes dados gerais contabilizam a presença feminina nos livros didáticos em imagens e citações. O total de cientistas contabilizados foi de 89 homens e 10 mulheres na coleção analisada, o que indica um percentual de 8,9% de mulheres cientistas nos livros didáticos. Considerando os dados analisados, os resultados se mostram alarmantes, por conta da baixa quantidade de representatividade de mulheres cientistas comparadas aos homens cientistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

