VOZES DA POESIA BRASILEIRA DE AUTORIA FEMININA
Resumo
Este projeto dedicou-se a analisar a referência à natureza como metáfora da passagem do tempo nos poemas de Quando as emoções falam (2007), sexto livro de Helena Bertagnoli. A escritora, nascida em 1943, é natural de Júlio de Castilhos e atualmente residente em Cerro Largo, ambas cidades situadas no Rio Grande do Sul. Sua obra poética estende-se por Memórias em Poesia (1995), Poesia para meditar (1996), Abraçando meu Pago (1997), Pedaços do Cotidiano (1999), Divagando pelas estradas da Poesia (2002) e Quando as emoções falam (2007). Seus poemas incorporam elementos culturais da região noroeste do Rio Grande do Sul, bem como a tradição gauchesca, as formas de descrever os sentimentos e os acontecimentos que marcaram a sua vida. Seu mais novo livro, romance lançado em maio deste ano, intitula-se 1982: Viagem de férias atribulada.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).