VOZES DA POESIA BRASILEIRA DE AUTORIA FEMININA

  • Camila Vianna Machado Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Pablo Lemos Berned Universidade Federal da Fronteira sul
Palavras-chave: Literatura brasileira; poesia contemporânea; autoria feminina; luto; onírico. Poesia feminina; Escritora regional;

Resumo

Este projeto dedicou-se a analisar a referência à natureza como metáfora da passagem do tempo nos poemas de Quando as emoções falam (2007), sexto livro de Helena Bertagnoli. A escritora, nascida em 1943, é natural de Júlio de Castilhos e atualmente residente em Cerro Largo, ambas cidades situadas no Rio Grande do Sul. Sua obra poética estende-se por Memórias em Poesia (1995), Poesia para meditar (1996), Abraçando meu Pago (1997), Pedaços do Cotidiano (1999), Divagando pelas estradas da Poesia (2002) e Quando as emoções falam (2007). Seus poemas incorporam elementos culturais da região noroeste do Rio Grande do Sul, bem como a tradição gauchesca, as formas de descrever os sentimentos e os acontecimentos que marcaram a sua vida. Seu mais novo livro, romance lançado em maio deste ano, intitula-se 1982: Viagem de férias atribulada.

Biografia do Autor

Pablo Lemos Berned, Universidade Federal da Fronteira sul

    Licenciado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS.

Publicado
29-09-2023
Seção
Linguística, Letras e Artes