A PRESENÇA DE MULHERES CIENTISTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar a presença de mulheres cientistas em livros didáticos de Ensino Médio da área de Ciências da Natureza. Esta pesquisa ampliou a temática de investigação ao efetivar a coleta de dados em coleções ainda não exploradas, especialmente do PNLD 2021, visto que com a implementação do Novo Ensino Médio os livros didáticos incorporaram novos elementos vinculados a essas regulamentações, como a organização dos livros por área de conhecimento. Foram seis os livros analisados, os quais foram publicados no PNLD 2021, pela editora Scipione, condizente com a área da Ciências da Natureza. Identificamos 351 cientistas homens e 14 cientistas mulheres, totalizando as citações textuais e figuras. Os dados obtidos constatam um número extremamente desigual da presença masculina e feminina nos livros didáticos analisados. Em porcentagem, a presença das mulheres contabiliza menos que 4% de representatividade total na coleção inteira. Esse quantitativo é muito menor do que o número total de mulheres cientistas no mundo, cerca de 30%, conforme dados de 2020 da UNESCO, ou no Brasil que soma 40% de cientistas mulheres. Com os dados expostos neste trabalho pode-se ter uma noção da disparidade de gêneros dentro do campo científico, visto que este projeto buscou estudar e analisar os motivos pelos quais essa invisibilidade feminina ainda está em voga nos livros didáticos, mesmo após tantos avanços sociais para as mulheres no mundo.
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