CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO, E PERFIL DIGESTIVO E METABÓLICO DE LARVAS DO CAMARÃO DE ÁGUA DOCE MACROBRACHIUM ROSEMBERGII (DE MAN, 1879), ALIMENTADAS COM DIETA CONTENDO FARINHA DE GRYLLUS ASSIMILIS COMO FONTE DE PROTEINA.

  • Juan Pedro Pereira Bender Uffs-Universidade Federal Fronteiras Sul
  • Luisa Helena Cazarolli
  • Aline Pomari Ferna
  • Vania Zanella Pinto
  • Silvia Romão
Palavras-chave: farinha de inseto; enzimas digestivas; metabolismo energético; simulação transporte; estresse oxidativo.

Resumo

O projeto apresenta um estudo sobre a substituição da farinha de peixe pela farinha de grilo na alimentação de larvas de camarão da Malásia (Macrobrachium rosenbergii) e seu impacto no crescimento, metabolismo e resistência ao transporte das larvas. O objetivo foi avaliar a viabilidade da farinha de grilo como uma fonte alternativa de proteína na dieta das larvas de camarão. Os resultados indicam que a substituição da farinha de peixe por farinha de grilo não alterou o desenvolvimento das larvas de camarão. Observou-se que as larvas alimentadas com farinha de grilo alcançaram estágios de desenvolvimento semelhantes aos grupos de controle que receberam farinha de peixe. Além disso, não houve diferenças significativas nos perfis metabólicos, enzimas digestivas (amilase, lipase, tripsina e quimotripsina), marcadores de metabolismo de proteínas (TGO e TGP) entre os grupos alimentados com farinha de grilo e o grupo controle. No ensaio de simulação de transporte, não foram observadas variações significativas na resistência ao transporte (sobrevivência de 65% dos animais para o grupo 100 % de farinha de grilo, 80% para 80% de farinha de grilo, 55% para 10% de farinha de grilo e 60% para o controle), entre os grupos que receberam farinha de grilo e o grupo controle. Também não foram identificadas mudanças nos marcadores de estresse oxidativo (LPO, GSH, enzima catalase) e defesa antioxidante. A farinha de grilo foi efetiva como componente nutricional para a larvicultura dos camarões, mostrando potencial para tornar-se um ingrediente na formulação das rações para esta espécie.

Publicado
16-10-2023