CARACTERIZAÇÃO INICIAL DA COMPOSIÇÃO E DA ESTRUTURA DA MATA CILIAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL – PR
Palavras-chave:
Biodiversidade; Espécies Arbóreas Nativas; FitossociologiaResumo
O levantamento de espécies arbóreas nativas e sua ocorrência é de grande relevância para a compreensão da diversidade local. O presente trabalho foi realizado na mata ciliar da fonte da estação experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), localizada em Laranjeiras do Sul. O município encontra-se no centro-sul do Paraná, nas coordenadas geográficas 25°26’35" S 52°26’21" O. O objetivo principal foi realizar o inventário das espécies arbóreas presentes no local, estimar os principais parâmetros fitossociológicos como a frequência, densidade, cobertura e valor de importância e avaliar as condições gerais do fragmento através do índice de Shannon e do índice de equabilidade de Pielou. As espécies em destaque na amostra foram a Nectandra lanceolata, Cedrela fissilis, Casearia sylvestris e Parapiptadenia rigida, com valor de importância maior que 10. Embora diversos indícios de perturbação tenham sido registrados, a composição e a estrutura fitossociológica apontam para um fragmento de grande importância local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

